Pensei no títula pela letra de Senegal, fui procurá-la a ver como era extamente, achei lindo a letra, falando no Ilê-aiyê com o Senegal como enredo do ano, obatalô ago iê.
Mas viemos falar de dialética. Primeiras notícias a cerca de 2400 anos atrás na fervescente Atenas tentando constiruir-se como sociedade, nosso narrador Platão nos conta que Sócrates, sendo filha de parteira, andava pela cidade a extrair, a parir idéias, pelo confronto de opniões. O famoso "Só sei que nada sei, mas vamos descobrir juntos".
Ao raciocinar conversamos apneas comosco mesmos, ao conversar com outro duas razões se juntam na descoberta pela verdade. É interessante a interpretação de alguns sobre a formação das ideias em Platão, onde nós, vindos do bem, da substância pura, vimos a verdade uma vez, e a conhecemos, porém ao vir para esse mundo a esquecemos, mas ela está lá latente, precisamos extraí-la, parir a ideia do nosso âmago, e se cada um completa uma parte a expressão da coisa em si se torna mais evidente. Cada qual passou, se interessou por coisas diferentes, e compartilhou pensamentos agredadores, mais pedaços do imontavél quebra-cabeças.Como é utópica a democracia! Linda!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário